A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA lançou na tarde deste sexta feira (05/05) o Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” na Associação do bairro Castanheiras (AMBACAS).
Segundo Adirleide Dias o objetivo é capacitar multiplicadores ambientais comunitários, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental nas suas áreas de atuação e influência. O projeto visa atender jovens e mulheres com palestras, oficinas e visitas técnicas de forma participativa e dialogada, com atividades e metodologias interativas, vivenciais e lúdicas, que levem em consideração as experiências de vida dos participantes e a sua realidade local.
“Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” é um projeto piloto e visa nesse primeiro ano atender pelo menos uma associação de bairro por zona, podendo ser ampliado de acordo com o andamento do processo.”, relata Adirleide.
Pode-se entender que a educação ambiental é um processo pelo qual o cidadão começa a obter conhecimentos acerca das questões ambientais, onde ele passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente, sendo um agente transformador em relação à conservação ambiental.
O presidente da AMBACAS, salientou que o projeto é inovador e muito importante para comunidade, pois pode gerar oportunidades aos jovens, muitas vezes ociosos, de definir seu futuro. Já para os idosos poderá tornar-se mais um meio de ocupação de suas atividades diárias, onde poderão tomar conta do meio ambiente de suas ruas e do bairro. “A comunidade só tem agradecer ao Prefeito Hildon Chaves e ao Secretário Robson Damasceno pela oportunidade.”, finalizou Ernandes.
Já a moradora, dona Maria, disse que “Um projeto como esse vai despertar muitas mulheres, principalmente donas de casa, que podem ter uma renda extra com projeto voltado para a reciclagem. Poderemos usar o oleo que jogamos fora para fazer sabão e reutilizar em casa, isso é maravilhoso. É bom para a comunidade e para o meio ambiente.”.
Alcance
Com 60 dias de lançamento o Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” já atendeu mais de 1.500 alunos do nono ano ao ensino médio da rede pública de ensino da capital.
Importância do Projeto
Para o Secretário Robson Damasceno a educação ambiental levada para a comunidade contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.
“Para isso, é importante que, mais do que informações e conceitos, as instituições se disponham a trabalhar com atitudes, com formação de valores e com mais ações práticas do que teóricas para que o cidadão possa aprender a amar, respeitar e praticar ações voltadas à conservação ambiental.”, pontua Damasceno.