Projeto Guardiões do Meio Ambiente envolve a comunidade em ações de conservação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou uma grande atividade com a comunidade do bairro Castanheiras, na zona Sul de Porto Velho, com o projeto Guardiões do Meio Ambiente, criado com a finalidade de despertar a compreensão e comprometimento da comunidade com o meio ambiente, demonstrando a importância da preservação para manutenção da vida.
Através da parceria com a associação de moradores do bairro, cerca de 40 pessoas, entre crianças, jovens e adultos puderam conhecer a função social e ambiental do Parque Natural Municipal Paraguassu. O projeto Guardiões do Meio Ambiente está realizando várias atividades de sustentabilidade em escolas públicas e na comunidade.
Segundo o secretário da Sema, Robson Damasceno, essa foi a primeira comunidade a vivenciar a experiência de conhecer uma unidade de conservação, sendo o Castanheiras escolhido pelo interesse dos moradores, por meio da associação do bairro. "A comunidade já está atuando com a Sema em uma atividade de preservação e recuperação dos recursos hídricos, onde todos estão envolvidos e buscam sensibilizar os demais moradores na gestão de resíduos sólidos", explicou Damasceno.
Na visita, a comunidade pôde conhecer o museu e outras atrações existentes, além de uma roda de conversa sobre meio ambiente e importância das unidades de conservação. Além disso, aprenderam sobre a importância da preservação das APP's, queimadas e gestão correta de resíduos sólidos.
A coordenadora do projeto, Raiame Carolina, explica que a visita no parque foi uma motivação para a comunidade conhecer mais sobre o projeto e o meio ambiente. Segundo ela, as oficinas de reaproveitamento de resíduos serão programadas com a associação, para capacitar grupos de jovens e mulheres na comunidade.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Sema
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)