Projeto Sema Itinerante esteve nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã
O projeto Sema Itinerante, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), tem sido uma importante estratégia para levar serviços e educação ambiental a todos os públicos. Na semana passada, o projeto esteve nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã com atividades diversas que envolveram os moradores de cada localidade.
As ações tiveram início no último dia 18, em Nova Califórnia, onde foram doadas 600 mudas de espécies como Ipê Amarelo, Ingá, Araçá-boi, Cupuaçu e Açaí. Também foram realizadas oficinas sustentáveis de sabão em barra, feito a partir do óleo de cozinha já utilizado e que seria descartado, uma iniciativa do projeto ‘Guardiões do Meio Ambiente’. Na sequência o projeto passou por Extrema, no dia 19, e Vista Alegre do Abunã, nos dias 20 e 21.
Em Extrema foram doadas 1.200 mudas e em Vista Alegre do Abunã outras 200. Os dois distritos também foram contemplados com a oficina que teve grande aceitação e com palestras educativas
referentes à campanha de combate às queimadas, prática errônea que é comum no período de estiagem, tornando-se além de um problema ambiental, também uma questão de saúde pública com o crescimento do número de casos de problemas respiratórios, aumentando o fluxo de pacientes em unidades de saúde da capital, com crianças e idosos sendo os mais afetados.
“Foi uma participação muito boa, com muita informação disponibilizada pela nossa equipe através do material gráfico e a possibilidade de esclarecer dúvidas. As oficinas também tiveram um número expressivo de participantes, contemplando uma média de 100 participantes”, detalhou o secretário da Sema, Robson Damasceno, ao avaliar a execução do projeto em Nova Califórnia e Extrema, e também a passagem do Sema Itinerante em Vista Alegre em parceria com o projeto Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
Também como parte do projeto, foram podadas nos três distritos mais de 80 árvores de avenidas ou espaços públicos que ofereciam algum risco a imóveis ou qualquer outra situação preventiva de segurança para proteção da população.
Conforme a programação do Sema Itinerante, em novembro o projeto retorna a Ponta do Abunã. “Neste momento temos uma equipe trabalhando em campo nos distritos com relação aos licenciamentos da Sema. Já a equipe Sema Itinerante inicia novo ciclo novamente em 30 dias e assim vamos atendendo as necessidades essenciais e intensificando com o complemento do projeto”, concluiu Robson.
Texto: Renata Beccária
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)