Trabalho de gestão socioambiental será aplicado nas duas pastas
Em solenidade na manhã desta sexta-feira (25), foi lançado o programa A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública, que passa a ser implantado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), da Prefeitura de Porto Velho. O objetivo é implantar práticas de sustentabilidade, que geram mais eficiência e economicidade no serviço público.
"Na gestão do prefeito Hildon Chaves, o meio ambiente sempre foi uma prioridade, com transversalidade com as demais secretarias. Temos um desafio enorme de cuidar da sustentabilidade, mas devemos fazer o nosso dever de casa. Não apenas cobrar que a sociedade o faça, temos que dar o exemplo com ações que promovam responsabilidade socioambiental", declarou o secretário da Sema, Robson Damasceno.
A secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, disse que "o turismo tem uma ligação muito forte com o meio ambiente e com a preservação. Temos a sorte de estarmos no mesmo prédio com a Sema. Esse projeto A3P, creio eu que será um case de sucesso e vai servir de espelho para as outras secretarias do município, para as escolas e para a comunidade".
Damasceno informou que "o A3P é um programa de responsabilidade socioambiental, que abrange até a governança. É um conjunto de medidas que promove o uso racional dos recursos, incorpora critérios da gestão socioambiental, minimizar os impactos e outras ações. A prefeitura já eliminou quase 80% do uso de papel, desde 2017".
A solenidade ocorreu no auditório da Semdestur. Uma medida simples, que começa a ser implantada de imediato é o uso de canecas para café e garrafas para água, eliminando o uso de copos descartáveis. Também vai ser feita a separação de resíduos, com a implantação de ecopontos.
Uma comissão gestora, formada por servidores da Sema e da Semdestur, foi criada com o objetivo de identificar as ações de sustentabilidade que podem ser aplicadas, gerando com isso mais eficiência e economicidade. A ideia é ainda juntar práticas já feitas e torná-las rotina no ambiente de trabalho.
PROGRAMA A3P
A A3P está estruturada em seis eixos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis.
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente, criado em 1999, com o objetivo de estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade, sendo uma agenda voluntária.
PARCEIROS
A solenidade contou com a presença de parceiros, como a servidora do Tribunal de Justiça de Rondônia, Maiara Ribeiro de Moraes, o defensor público Eduardo Guimarães Borges, a coordenadora da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico – 1ª Região, Rosemeri Tramontini de Santana, a presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), Dayse Mara Caetano Passos Borges, representante do Sebrae/RO e demais parceiros.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)