Atualizada em 09/07/2025 às 9h59
Parceria pioneira fortalecerá as ações ambientais dentro do município
Uma iniciativa pioneira de integração tecnológica e institucional voltada à resposta rápida e articulada frente às emergências ambientais que afetam o município e o Estado de Rondônia, assim pode ser definido o Projeto Sentinela, que teve o seu Acordo de Cooperação Técnica firmado nesta semana. O Projeto Sentinela é uma iniciativa do Governo de Rondônia, desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), esse acordo conta com a participação da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). O sentinela foi lançado oficialmente em junho de 2024. Nesta quarta-feira (9) será feita a adesão e integração da Prefeitura ao projeto.
De acordo com o secretário da Sema, Vinícius Miguel, a pasta assume papel estratégico no sistema, com atribuições voltadas à fiscalização ambiental direta, monitoramento de ocorrências, produção de dados e inteligência ambiental e atuação imediata nas denúncias recebidas via canal unificado. A adesão da Sema é importantíssima e representa uma expansão inédita do projeto ao nível municipal.
Com a formalização da parceria, a Prefeitura de Porto Velho se torna o primeiro ente municipal a aderir ao projeto, contribuindo com a articulação local nas frentes de fiscalização ambiental, atendimento a denúncias e educação ambiental no município de Porto Velho.
“Ao unirmos forças com o Estado por meio do Projeto Sentinela, damos um passo decisivo para modernizar a forma como Porto Velho enfrenta as queimadas e os impactos das mudanças climáticas. Estamos substituindo a fragmentação por articulação, a burocracia por fluidez e a reação tardia por ação imediata. É a tecnologia pública sendo colocada a serviço da proteção ambiental e da vida”, afirmou o secretário-adjunto da Sema, Renato Muzzolon Jr.
O projeto, implantado em 2024, já emitiu mais de 3 mil alertas ao longo do ano, e segue sendo ampliado com apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
INTEGRAÇÃO
O Projeto Sentinela representa um avanço institucional inédito na gestão de riscos ambientais e climáticos em Rondônia. Seu principal diferencial é a criação de um canal único, acessível e tecnológico para denúncias ambientais, com um número Voip exclusivo, chatbot inteligente para triagem automática, aplicativo com funcionalidades de acompanhamento e painéis (dashboards) com dados em tempo real.
Não há repasse de recursos financeiros entre os partícipes, sendo cada ente responsável pelas ações dentro de suas competências institucionais. O modelo é flexível à adesão de novos órgãos e entidades públicas, o que fortalece a construção de uma rede de resposta ambiental inteligente no território rondoniense.
A tecnologia será integrada ao Ciop e contará com o suporte técnico da Setic. O Acordo de Cooperação terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado.
Texto: Sema/ Com informações do Governo do Estado
Foto: Leandro Morais
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)