Servidores da Prefeitura de Porto Velho estão recebendo um curso de qualificação para ajudar nas oficinas e palestras de educação ambiental realizadas em bairros, escolas e empresas.
Trata-se do curso de fabricação de bonecos de espuma, ou como são conhecidos: fantoches que está sendo ministrado para servidores da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA.
O fantoche, cada vez mais presente nas artes cênicas, ampliou sua atuação e constitui hoje uma ferramenta de trabalho para professores, pedagogos, psicólogos, pediatras, odontopediatras, animadores de festas, apresentadores de televisão e artistas em geral.
O curso esta sendo ministrado por meio de uma parceria com a SEDAM e o Batalhão de Polícia Ambiental e conta com a adesão de 13 servidores da SEMA.
Segundo Adirleide Dias - diretora do DGPA/SEMA este curso, destaca técnicas de trabalho com espumas para a confecção dos fantoches, sendo oferecidos os módulos teórico e prático.
"O conteúdo aborda, também, informações sobre os materiais necessários para a confecção, moldes, tingimento da espuma e cabelo dos bonecos, corte e colagem das peças, montagem dos fantoches e muito mais.", disse Adirleide.
A diretora ainda explica que posteriormente os servidores terão uma oficina cujo objetivo é experimentar as possibilidades expressivas da manipulação de bonecos.
Para o sargento Fábio França, coordenador de educação ambiental da SEDAM, o curso visa trazer mais luticidade às atividades de educação ambiental desenvolvidas pela SEDAM. Além disso, o coordenador destaca a parceria com os órgãos presentes para ampliar e melhorar as ações desenvolvidas.A partir de exercícios práticos a Prefeitura irá buscar criar ações com bonecos, objetos e elementos cênicos para a composição de narrativas de educação ambiental.
FONTE: SEMA