A Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA, em continuidade às ações do mês da água, promoveu um grande passeio para alunos da Escola Municipal Padre Geovanni, que fica na Zona Leste de Porto Velho.
A Prefeitura obteve sucesso em mais um dia de realização de visitas ambientais guiadas com muita informação e que buscam sensibilizar sobre as questões ambientais e sobretudo, sobre o Uso Racional da Água.
Desta vez, o passeio foi na nossa maior Unidade de Conservação de Proteção Integral - o Parque Natural.
O objetivo foi disponibilizar aos alunos uma observação na forma prática para o desenvolvimento do senso crítico sobre a importância de utilizar os recursos naturais de forma sustentável e preservar áreas que possa ser refúgio para vida silvestre e dos recursos hídricos.
Para isso, os alunos tiveram oficinas educativas sobre preservação ambiental, unidades de conservação, arborização urbana, produção de mudas e a responsabilidade sobre o lixo.
Além disso, fizeram caminhada guiada na trilha, conheceram o viveiro de mudas e puderam curtir e brincar em todos os brinquedos que o parque oferece como entretenimento para as crianças.
Professor Herói
Essa atividade da Prefeitura apresentou algo a mais, que foi uma linda demonstração de respeito e carinho de um professor para com seu aluno.
Sabedor de que a turma possui um aluno com necessidades especiais, o professor José Pereira, não mediu esforços para que o mesmo participasse de todas as atividades.
Apesar de toda a acessibilidade do Parque Natural, não há naquela Unidade uma cadeira de rodas para atender de forma isolada.
Nem por isso, a criança deixou de participar do passeio. O herói professor, não mediu esforços e em seus ombros carregou a criança em todos os lugares.
O pequeno aluno desfrutou de todo os espaços e diversão como todos os presentes.
Durante a manhã, houve a participação de uma turma com 40 alunos, 03 professores, além de técnicos da SEMA que trabalham no Parque Natural Municipal.
No período da tarde, foram 38 alunos e 02 professores, somando em 83 visitantes.
Para os professores, “proporcionar uma nova relação de ensino/aprendizado com diversão e muita descontração, é de suma importância para os alunos, pois levarão para a sua vida toda”.
Segundo eles, a maioria das crianças nunca tinha ido no Parque Natural.
Para os técnicos que trabalham no Parque, “ver o sorriso resplandecer nos olhares das crianças, é mais que um trabalho realizado, é a certeza do dever cumprido”.
Já os técnicos da educação ambiental do DGPA, avaliam o passeio como uma forma diferenciada de aprendizado, mas sobretudo de inclusão social e ambiental.
“O trabalho em escolas com visitas técnicas, aumenta o aprendizado e a relação com a natureza. Ficará na memória, não somente o que ouviu, mas o que pode observar em todo o passeio”. Disse a gerente Lucinara Camargo.
O secretário Robson Damasceno agradece aos alunos, professores, gestores, a parceria da SEMED e em especial as empresas TERMONORTE e ELETRONORTE que não mediram esforços para colaborarem com o transporte desses alunos e proporcionar um momento de lazer e descontração.
Técnicos da SEMA que participaram da visita: Lucinara Camargo, Antônia Flávia Moraes e Dilean dos Santos Roque.