A Prefeitura de Porto Velho realizou em parceria com mais de 50 empreendimentos e com adesão de milhares de moradores da cidade a Campanha Hora do Planeta na noite deste sábado (30/03).
A Prefeitura mais uma vez adere à Hora do Planeta demonstrando sua preocupação com o aquecimento global, o qual causa impactos desastrosos e transforma a vida na terra.
A Campanha
A campanha teve início em 2007 através da ONG (Organização Não Governamental) WWF como um movimento de luta contra o aquecimento global, inclusive visando o engajamento de todos os setores da sociedade. A princípio, a cidade de Sydney na Austrália foi a única participante. Desde então, milhares de pessoas em todo planeta vem tomando consciência da necessidade de contribuir nessa causa. O ato de apagar as luzes levou 1 bilhão de pessoas a participarem dessa iniciativa, em 2010.
Em Porto Velho e no mundo
Segundo o secretário da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Robson Damasceno, a ação é realizada em diversos países do mundo como uma forma simbólica de estimular a redução do consumo de energia prevendo a conservação dos recursos naturais.
“São diversos países que participam desta atividade, formando uma rede global de incentivo a redução do consumo de energia. A Prefeitura realizou uma grande mobilização para realização dessa ação. Um movimento simbólico que pôde e pode ser praticada no cotidiano de cada um de nós, desligando as luzes e o ar-condicionado de ambientes que não possuem pessoas presentes e desligar aparelhos que não são usados durante a noite.”, disse o secretário.
Conscientização
A diretora Adirleide Dias do DGPA/SEMA explicou que as luzes de diversos locais da cidade começaram a ser apagadas ou diminuídas às 20:30h e permaneceram até às 21:30h.
“Os registros foram realizados através de fotografias e vídeos na internet. Eles servirão de comprovação da aderência da ação. Também providenciaremos a publicação desses registros na página da SEMA por meio do link facebook.com/SemaPvh/ com a #euaderiahoradoplaneta.”, relatou Adirleide.
Objetivo atingido
Já para a Gerente da SEMA, Lucinara Camargo, o objetivo foi atingido. “Conseguimos estimular a mudança de hábito da população relacionada ao consumo de energia e a conservação dos recursos naturais. Muitas pessoas viram a importância de dedicar um pouco do seu tempo para a proteção de nossos recursos naturais, seja simplesmente pelo diminuir ou desligar de uma lâmpada.”, comemorou Lucinara.
A Prefeitura também orientou aos munícipes o que poderiam fazer durante a realização da ação. Muitas famílias e amigos se reuniram e conversaram. Imagens de residências, bares, calçadas e até ruas inteiras.
Na casa do Senhor João Miranda no Bairro Novo Horizonte a família providenciou uma pequena fogueira improvisada. Já o servidor Renato da SEMA organizou um pequeno jantar à luz de velas com seus familiares. Antônia Flavia convidou as amigas e promoveu uma degustação de drinks na varanda de sua casa.
O Porto Velho Shopping e a Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores administradoras de shopping center do país, diminuíram as luzes da fachada do empreendimento em apoio à campanha Hora do Planeta.
Outras grandes iniciativas foram registradas nos prédios da Prefeitura de Porto Velho, Centro Político-Administrativo do Governo de Rondônia (CPA), EMEF Escola Murilo Braga e Centro Universitário São Lucas.