Primeira fase do serviço prevê a construção de 1000 metros lineares de cerca
A Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) está realizando o cercamento dos limites do Parque Natural.
O objetivo é prevenir ocupações e a realização de atividades não permitidas no entorno da Unidade de Conservação. O Parque Natural Senador Olavo Pires é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral mantida pelo Município.
As ações são coordenados pelo Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema.
Segundo o fiscal Junior Cavalcante o objetivo é conter a expansão da ação do homem e as pressões sobre as áreas com florestas naturais.
"Devido a ação do homem, a maioria dos entornos das Unidades de Conservação está sofrendo desmatamento. Estamos cuidando do nosso Parque.", disse Júnior.
O servidor também informou que essas áreas, dependendo da intervencão do homem, costumam não resistir a ação antrópica.
Já o fiscal Gabriel Edil disse que a Sema desenvolve ações com relação as preocupações com a qualidade de vida e sua relação com as áreas vegetadas, principalmente com florestas nativas.
O Secretário Robson Damasceno corrobora que a gestão Hildon Chaves, no ano de 2017 e 2018, evoluiu no que consiste a proteção ambiental. "Conseguimos acrescentar ao nosso monitoramento: análises, estudos técnicos e científicos, além do desenvolvimento de ações sustentáveis necessárias para proteção de nossas áreas protegidas.", explica Damasceno.
A instalação da cerca de proteção está sendo realizada através de um planejamento materializado e potencializado com capacitações sob a forma de cuidados e manejo com as unidades de conservação.
Parque Natural
O Parque Natural é uma UC que tem atividades de uso público, recreativas, educativas e de lazer.
Muitas atividades são permitidas com a finalidade de promover a interpretação do meio ambiente, visando a conservação dos recursos naturais.
Legislação de UC's
As UCs brasileiras foram instituídas pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de Julho de 2000, o que significou um grande avanço na definição das classificações e dos objetivos de manejo destas áreas.
Participam da ação: Junior Cavalcante, Gabriel Edil, Francisco, Diego, Maicon do DFIS; Kelvis, Calil, Zezé do DPCA. E uma equipe de reeducandos.
Autor / Fonte: SEMA/Prefeitura