A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), através do Termo de Fomento celebrado com o Instituto São Rafael promoveu um curso de capacitação para os servidores municipais que atuam diretamente na produção e plantio de mudas em Porto Velho.
O curso apresenta, entre outros conteúdos, a importância da produção de sementes e mudas de espécies nativas no contexto da restauração florestal.
De forma conceitual (teórica) e também prática demonstra os aspectos ecológicos que vão desde a coleta de sementes, com obtenção de diferentes espécies, além do correto plantio para o sucesso da restauração.
Utilizando-se do que há de mais moderno nos conceitos de Legislação aplicada a produção de sementes e mudas florestais nativas, o curso visa propiciar que Porto Velho possa sair do arco do desmatamento, através da recuperação futura de seus ativos florestais.
Segundo o servidor Josenilson Alves, o curso é muito importante, pois está ampliando o campo de visão de todos os colaboradores da SEMA.
"Recebemos informações das bases técnicas para colheita de sementes, procedimentos operacionais e equipamentos para a colheita, beneficiamento e armazenamento. Cuidados importantes que vão garantir uma planta com saúde.", disse Josenilson.
Para o diretor Paulo Regis os aspectos ambientais para a produção de sementes nativas fortalecem o planejamento e a execução da estrutura para produção de mudas nativas de qualidade.
"O objetivo do nosso prefeito Hildon foi de ampliar a cobertura vegetal do nosso município, protegendo principalmente nossos mananciais, olhos d'água, canais. Esse curso ampliará a produção do nosso viveiro e dará mais qualidade para nossas mudas.", relatou Paulo.
O oficineiro do instituto Sao Rafael, Engenheiro Juliano enfatizou que são necessários, um projeto e uma estrutura mínima para produção de mudas com qualidade. "Desde a escolha dos insumos utilizados para produção de mudas, água, preparo de substratos, fertilizantes. Tudo influência no sucesso do projeto.", explica Juliano.
O secretário Robson Damasceno informa que a capacitação ainda contempla: etapas de produção de mudas, semeadura, repicagem, abertura, gabaritagem, limpeza, controle de pragas e doenças.
"Muita informação que vai ampliar o currículo dos nossos servidores. Nosso objetivo para 2019 já está sendo alcançado. Eram 300 mil mudas para fomentar os plantios em Porto Velho. Através da produção e também de aquisições alcançaremos esse alvo ainda no primeiro semestre de 2019.", comemora Robson.
O curso ainda aborda: As técnicas básicas de fertilização de mudas nativas, formas de fertilização, reconhecimento e correção de possíveis deficiências e o planejamento de produção de mudas nativas.