A Prefeitura de Porto Velho por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) está visitando as pequenas propriedades rurais que receberam mudas do Programa Cidade Mais Verde.
O Programa é um sucesso desde o seu lançamento em 2017. No ano de 2019 já foram doadas pela Prefeitura mais de 100 mil mudas de espécies nativas, entre frutíferas e madeiraveis.
Os técnicos da Sema conferem os novos plantios e já observam a qualidade da produção das mudas que foram doadas em 2017.
A intenção, também, é prestar orientação aos pequenos produtores, sobre os cuidados com cada detalhe na plantação das mudas.
Segundo o engenheiro florestal Paulo Regis (diretor do DPCA Sema) é isso que determina a qualidade dos plantios.
"A proposta da Prefeitura, vai além da doação, as atividades e visitas técnicas também oferecem informações que ajudam no processo, desde o plantio até a futura produção.", disse Paulo.
O secretário Robson Damasceno informou que a meta de 300 mil mudas do Prefeito Hildon Chaves será atendida em 2019.
A SEMA atua incentivando a formação dos cinturões verdes na recuperação de Áreas de Preservacão Permanente (APP's).
"Através da Recuperação de APP's, em muitas propriedades do município, estamos reforçando a criação de novos "cinturões verdes", que em breve, além de cumprir com sua função ambiental, estarão dando lucros econômicos e sociais aos pequenos produtores.", disse Damasceno.
O secretário ainda explicou que nesta semana as visitas estão ocorrendo nas propriedades da Estrada do Belmont e seguirão cronograma estipulado na programação da Sema.
O produtor rural Baiano, que retirou pouco mais de 200 mudas no Viveiro Municiapal já considera um aproveitamento de quase 80% nos plantios.
"Rapaz, se não fossem as formigas, teria vingado era tudo! Mas elas são danadas, passamos produtos naturais e elas somem dois dias e depois voltam.". Disse o produtor.
Já seu vizinho, o produtor Eucione plantou mais de 500 mudas em sua propriedade.
"Esse programa da Prefeitura é muito bom. Minha terra estava só a capoeira, já plantei caju, café, açaí, seringueira, biriba e outras. Se puder vou pegar mais no viveiro.", comemora Eucione.
Durante a conversa com os produtores, os técnicos da Sema, explicaram ainda sobre os conhecimentos necessários sobre combate natural as pragas e formigas, analisaram plantas que necessitam receber insumos e a qualidade da terra.
Reforçaram a importância de valores para a futura qualidade das frutas, grãos e madeiras que serão produzidas nos cinturões verdes.
A Prefeitura vai continuar ofertando aos participantes do projeto as técnicas necessárias para o manejo, poda, adubação, nutrientes, o que, com certeza, fará a diferença para o sucesso do Programa Cidade Mais Verde.
Desenvolvimento Econômico através da SEMDESTURA Prefeitura, através da SEMDESTUR, irá proporcionar ações técnicas para fomentar desenvolvimento econômico, nas áreas de cinturões verdes construídos em Apps. O Programa prevê inclusive ajuda com horas máquinas, para limpeza e preparação das terras degradadas em Apps.
O Subsecretário Euzébio explica que a SEMDESTUR recebeu maquinário do Ex deputado Garçom com vistas a fomentar o desenvolvimento econômico em áreas degradadas e com obrigatoriedade de recuperação.