SUSTENTABILIDADEProjeto de Sustentabilidade da Sema beneficia funcionários e assistidos do Creas

14/Out/2019 - 14:24

Toneladas de materiais descartados de forma irregular foram reaproveitados

Para funcionários e assistidos do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) a horta orgânica construída, há cerca de dois meses no local, orientada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), além de garantir alimentos saudáveis, possibilita troca de conhecimentos. “Estamos transformando espaços em desuso no Cantinho da Sustentabilidade. Seja em escolas e em outros estabelecimentos públicos municipais, o projeto busca desenvolver práticas sustentáveis. Estamos levando educação ambiental de forma simples e de resultados visíveis”, disse Flávia Moraes, gerente da Divisão de Programas para Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o secretário da Semi, Álvaro Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira, o projeto que tem o apoio e admiração do prefeito Hildo Chaves, tem colaborado e muito com o meio ambiente, pois tem retirado da natureza toneladas de materiais descartados, em diversos pontos da cidade de forma irregular, que causavam prejuízos ambientais. “Eles foram transformados em canteiros e recipientes para demais plantas inseridas nas hortas. São garrafas pets, caixotes, tambores de ferro, restos de canos e outros materiais de construções que de forma criativa nossa equipe conseguiu reutilizar”, observou.

Na horta do Creas, por exemplo, duas canoas que estavam se deteriorando à margem de igarapés, agora estão tomadas de lindos pés de alfaces, rúcula, coentro, cebolinha em palha e outros temperos que se reproduziram em pouco tempo.

O subsecretário da Sema, Alexandro Miranda, destacou que o cuidado dos funcionários e demais beneficiados é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento do projeto. “Onde a horta é construída, a nossa equipe dá toda a orientação necessária e inclusive é assinado um termo de compromisso para que esse espaço seja muito bem aproveitado e receba toda atenção, pois todos ganham com isto”, salientou.

DEMAIS HORTAS

A gerente Flávia Moraes explica que desde o início do projeto já foram contempladas as escolas municipais Rio Madeira, São Pedro, João Ribeiro e Flamboyant e ainda o Creas e a Casa do Ancião. “Estamos nesse momento construindo uma nova horta na escola Flor do Piquiá e será uma das mais bonitas, pois lá o espaço é maior o que nos possibilita colocarmos a criatividade em campo”, concluiu ela.

logotipo da prefeitura de porto velho