Sema representa Porto Velho em evento do Imazon no Pará

05/Dez/2019 - 12:37

Porto Velho se fez presente, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Porto Velho (Sema) no Seminário “Gestão Ambiental: Uma década de aprendizagem e desafios” e na Oficina “Geotecnologia aplicada à gestão ambiental”, ambos ocorridos em Belém/PA e realizados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon entre os dias 04 e 05 de deste mês.

O objetivo geral do evento foi fazer um balanço de avanços e desafios da gestão ambiental municipal por meio de troca de experiências entre os municípios no intuito de apoiar o fortalecimento da gestão ambiental municipal.

Os dois eventos foram direcionados a secretários e técnicos de Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará. Porto Velho foi contemplado por ter em 2016 assinado Acordo de Cooperação Técnica com o Imazon.

O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, tendo como foco os municípios dos estados que compõem o denominado Arco de Foco do governo federal, que são dos Estados do Amazonas, Pará, Acre, Mato Grosso e Rondônia.

Os estudos e audiência públicas foram realizados apoiado pelo Imazon. "Com todas as experiências de mais de 70 municípios representados vi que estão buscando cada vez mais implementar a descentralização ambiental, como preconiza a Lei Federal 140/2011, realizando atividades em todo seu território, tanto no meio urbano, como na área rural. Além disso, buscam ações de monitoramento e proatividade para coibir o desmatamento e incêndio florestais", disse Adirleide Dias, técnica da Sema que representou Porto Velho no evento.

Segundo o subsecretário da Sema, Alexandro Miranda, o curso trouxe experiências que poderão ser aplicadas no município, no planejamento do monitoramento e fiscalização. "Bem como, ampliar as ações do município no meio rural para que possamos tirar Porto velho da lista do Arco do desmatamento e do arco de fogo, lista essa que já ultrapassa 10 anos. Por isto sempre incentivamos nossa equipe a estar presente em eventos do setor. Nossa cidade ganha com as informações e capacitações recebidas, mas principalmente o servidor que fica mais preparado", relatou.

logotipo da prefeitura de porto velho