A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), sob a direção da Departamento de Gestão de Políticas Públicas e Mudanças Climáticas (DGPA), se reuniu na última terça-feira (22), em Nova Mutum, com representantes da Associação do Observatório Ambiental de Jirau, e demais órgãos ligados nas atividades de prevenção e combate às queimadas como: a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para alinhamento das atividades contra as queimadas no Estado. A reunião foi organizada pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental de Jirau (Cooprojirau).
A Educadora Ambiental, Adirleide Dias, salientou que a agenda integrada visa organizar ações para conscientizar e sensibilizar população sobre os males causados pelo CO2 oriundo de queimadas, além de orientar sobre alternativas sustentáveis e reaproveitamento de resíduos sólidos, visando diminuir gradativamente os números de focos de incêndios da nossa região.
Foram abordadas ainda, alternativas de união entre os órgãos, afim de que as atividades de educação ambiental atendam todo o município, fazendo com que o objetivo do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas seja alcançado com êxito.
O secretário-adjunto da SEMA, Junior Cavalcante, destacou que é importante conscientizar a população dos perigos que as queimadas trazem ao meio ambiente e à saúde. “Precisamos alertar a todos que provocar queimadas é crime. O infrator pode responder administrativamente pagando multa e responder a processos na esfera cível e criminal”, comentou.