Ação permitirá que comunidade auxilie no replantio de espécies
Moradores da comunidade Parque das Águas, na BR-319 sentido Humaitá, receberam, no último fim de semana, a doação de mudas de árvores pela Prefeitura de Porto Velho. Cerca de 700 mudas foram distribuídas na região onde vivem aproximadamente 120 famílias.
Foram selecionadas espécies ideais para a recuperação de áreas degradadas, como o ipê, açaí, buriti, patuá, oiti, mogno, cedro, entre outras produzidas no Viveiro Municipal.
“O objetivo da Prefeitura é diminuir o passivo ambiental. Executamos isso na cidade e agora estendemos para a área rural. Trabalhamos desde janeiro com a produção de mudas, principalmente na área mais quente de Porto Velho”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Alexandro Pincer.
Para a comunidade, a ação veio suprir a necessidade de reflorestamento da área. “Estamos muito felizes. Isso aqui é um passo inicial importante e sabemos que a natureza precisa desse cuidado. O plantio de mudas, além de recuperar as áreas, trará retorno na produção”, explicou Maria Antônia Oliveira de Almeida, Presidente da Associação de Produtores Rurais do Parque das Águas e Entorno.
Ana Paula de Carvalho, moradora da localidade, fez questão de garantir várias mudas. “Além do replantio, poderemos ser beneficiados com frutas, sombra e um ar mais puro. Quando chegamos aqui a área já estava degradada, ocupamos e agora precisamos replantar”, justificou a moradora.
Texto: Renata Beccária
Foto: Saul Ribeiro e Raphael Garcia
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)