A Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiversidade, junto à Floresta Amazônica.
Sua rica biodiversidade transformou a Mata Atlântica em um grande alvo de desmatamento e exploração humana, tornando-a o segundo bioma mais ameaçado do planeta. A fauna da Mata Atlântica é bem diversificada: São várias espécies diferentes, incluindo-se mais de 270 mamíferos, 1000 aves, 370 anfíbios, 200 répteis e 350 peixes. Os números são aproximados devido à vasta distribuição de todos esses animais.
Considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988, a Mata Atlântica é essencial para a manutenção da vida no litoral brasileiro e em algumas áreas interioranas de sua ocorrência.
A princípio, é na Mata Atlântica que está localizada a árvore que deu nome ao nosso país: o pau-brasil. Além disso, nesse bioma estão importantes bacias que servem desde a navegação fluvial, como o rio Tietê, até rios que geram grandes quantidades de energia, como o rio Paraná. Há outros rios, como o Paraíba do Sul, o Paranapanema, o São Francisco e Rio Doce.
Isso mostra a importância das águas da mata, tanto para o consumo humano quanto para atividades industriais e agrícolas, sendo fundamentais no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. São mais de 100 milhões de brasileiros que se beneficiam delas.
Dia Nacional da Mata Atlântica
27/Mai/2022 - 13:12
Dia Nacional da Mata Atlântica
27/Mai/2022 - 13:15