Somente este ano já foram instaladas 36 placas em diferentes pontos
A Prefeitura de Porto Velho segue com o trabalho de identificação, recuperação e proteção de áreas degradadas e também de mata ciliar. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de forma permanente. Somente este ano já foram instaladas 36 placas identificando diferentes Áreas de Interesse Ambiental com o objetivo de promover a preservação destes locais.
Nesta terça-feira (16), uma equipe da Coordenadoria Municipal de Restauração Ambiental trabalha na instalação de cinco placas no bairro Floresta, zona Sul da cidade. São placas que advertem e reforçam que o descarte irregular de lixo é crime, gera multas e pena de reclusão, conforme o artigo 277, da Lei Municipal n°138/01, e o artigo 54, da Lei Federal nº 9605/98. Nelas foram disponibilizados, ainda, os telefones para denúncias: 0800-6471320 e (69) 98423-4092.
“Nós identificamos essas áreas de interesse ambiental e recuperamos aquelas antropizadas, cujas características originais foram alteradas, principalmente ao longo dos cursos d’água’, explicou o coordenador, Roberval Zuniga.
Além da identificação dessas áreas, a Sema trabalha ainda com a recuperação delas, a exemplo do Ecoparque Mocambo, onde foi iniciado o plantio de mudas e também no Parque das Mangueiras. “É também uma questão de educação ambiental, para alertar a população”, explicou o coordenador.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Sema
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)