Iniciativa está sendo levada diretamente às turmas do ensino fundamental da comunidade
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), deu início nesta semana a mais uma etapa do projeto “Mãos que Protegem”, voltado à conscientização de crianças sobre a importância da prevenção às queimadas. A iniciativa está sendo levada diretamente às turmas do ensino fundamental da comunidade de Rio Pardo, alcançando estudantes dos turnos matutino e vespertino.
Com uma linguagem acessível e atividades educativas, a equipe técnica da Sema está promovendo palestras interativas nas escolas locais, destacando os riscos e os impactos ambientais e sociais provocados pelas queimadas ilegais. A ação busca fortalecer, desde cedo, a consciência ecológica e o papel de cada cidadão na proteção do meio ambiente.
A iniciativa integra as ações da gestão municipal no enfrentamento ao desmatamento e à degradação ambiental, priorizando a educação ambiental como ferramenta de transformação. “É com as crianças que começamos a construir uma nova cultura de cuidado e responsabilidade com a floresta e com o território”, destacou o servidor Jônatas Augusto, um dos coordenadores do projeto.
A Sema reforça o compromisso de atuar de forma permanente junto às comunidades rurais e distritais, ampliando o alcance das políticas públicas de sustentabilidade, educação e proteção ambiental em todo o município de Porto Velho.
Texto: Sema
Foto: Sema
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)