Assembleia histórica empossa membros e estabelece diretrizes para gestão participativa da unidade de conservação
No último dia 04 de agosto de 2025, a Sala Verde do Parque Natural Municipal Raimundo Paraguassu de Oliveira foi palco de um marco na política ambiental de Porto Velho com a realização da Assembleia Geral de Instituição do Conselho Consultivo. O evento, que contou com a presença integral dos representantes indicados pelas instituições convidadas conforme previsão na Lei Complementar nº 687/2017, consolidou a estrutura de governança participativa desta importante unidade de conservação municipal.
Em cerimônia conduzida com solenidade, foram empossados os representantes governamentais e da sociedade civil que compõem o colegiado. Pelo poder público, assumiram como titulares e suplentes, Arthur Felipe Borin dos Santos e Tainan Alleyne da Costa Silva (Sema), Daniel Santos de Souza e Gabriela Clavero de Souza (Sedam), Samuel dos Santos Nienow e Gizele Braga Silvino Pacífico (ICMBio) e Gean Carla da Silva Sganderla e Osvanda Silva de Moura (Unir). A sociedade civil está representada por Lenir Barbosa de Souza e Maria Cristina Ferreira Souza (Assgricts), Ideval Cruz Rocha e Edjales Benício de Brito (Kanindé), Flávio Aparecido Terassini e Saymon de Albuquerque (Unisl) e, Michele Tolentino de Oliveira e Márcia Somosa Tolentino (Irtur).
Por aclamação unânime, foi eleita a Mesa Diretora composta pelo engenheiro florestal Arthur Felipe Borin dos Santos (Sema) na presidência, tendo como vice-presidente o gestor ambiental Edjales Benício de Brito (Kanindé) e como secretária executiva Mychelle Fernanda Pinheiro da Silva (Sema).
O presidente empossado, Arthur Borin, destacou durante sua fala a importância do momento: "Esta é uma conquista para toda a população de Porto Velho. O conselho fortalecerá a proteção do nosso patrimônio natural através de uma gestão democrática e técnica".
A assembleia estabeleceu seis Câmaras Técnicas Temáticas que nortearão os trabalhos: Administrativa e Jurídica; Educação Ambiental; Monitoramento e Fiscalização; Pesquisa Científica; Visitação Ecológica; e Comunicação Institucional. Estas câmaras começarão seus trabalhos imediatamente, com vistas à primeira reunião ordinária marcada para 1º de setembro, quando será entregue os Termos de Posse aos conselheiros, e apresentado e discutido o Plano de Ação da Unidade de Conservação para o biênio 2025-2026.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Miguel, ressaltou que "a instituição deste conselho consolida o compromisso da atual gestão com a preservação ambiental aliado aos instrumentos de controle social de participação popular". Todos os documentos relativos à assembleia, incluindo a ata completa e o termo de posse, estarão disponíveis em breve no site da Sema para consulta pública.
Serviço:
Próxima reunião ordinária: 1º/09/2025, às 9 horas
Local: Sala Verde do Parque Natural
Mais informações: parquenaturalraimundoparaguasu@gmail.com
Texto: Sema
Foto: Sema
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)