PLANTIO RECORDPrefeitura plantará 3000 Árvores no Cristal da Calama

11/Abr/2019 - 18:33

O plantio record foi uma solicitação da Primeira Dama Ieda Chaves.

A Prefeitura de Porto Velho realiza nesta sexta feira (12) o plantio de 3000 mudas no Residencial Cristal da Calama. A ação requisitada pela primeira dama Ieda Chaves, seguirá em três fases, sendo que primeiramente, a SEMA tem o objetivo de plantar 1000 árvores. Durante a terceria fase haverá a presença da primeira dama que em conjunto com os moradores realizará plantios nas calçadas do residencial.

A atividade faz parte do Programa Cidade Mais Verde, criado pelo prefeito Hildon Chaves, com o objetivo de tornar Porto Velho uma cidade arborizada. A meta até o final de 2019 é realizar o plantio de 45.000 mudas.

O projeto de arborização, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), contemplará o residencial com o plantio de ipês roxos, cojobas e pata de vaca.

A determinação do Prefeito Hildon é de que sejam plantadas mudas nas calçadas em frente as residências para formação de corredores verdes, que em um futuro próximo irão proporcionar benefícios para a população.

"As mudas que a Prefeitura está plantando dependem, para sua evolução, da participação do cidadão. Cada pessoa deve assumir a futura árvore na frente de sua residência.", disse o Prefeito.

O Prefeito explica que segundo demonstrou um artigo publicado na revista científica Environmental Health Perspective, áreas cobertas com vegetação têm o potencial de reduzir em até 20% o risco de mortalidade por câncer e doenças respiratórias em relação a regiões sem vegetação,

O secretário da SEMA, Robson Damasceno, comenta que ainda serão executadas mais duas fases de plantio no local, cada uma contemplando mais 1000 mudas. "Enfatizamos que o Programa Cidade Mais Verde, tem o requisito de que deve haver o interesse dos moradores em realizar os tratos mínimos com as plantas, ou seja adotarem e cuidarem delas.", explica Damasceno.

Além do Cristal da Calama, outros residenciais também receberão o plantio de mudas.

Equipe TATU

O plantio está sendo desenvolvido por mutirões realizados pela Equipe TATU da SEMA. Já as mudas são originárias do Viveiro Municipal e também de parcerias formalizadas pela SEMA. Segundo o servidor Josenilson Alves a participação dos moradores do Residencial é importante porque proporciona a conscientização e o respeito com preservação das árvores.

A equipe TATU é formada pelos servidores Josenilson Alves, Valdinei Rocha, Kleber Assunção, Leonardo Augusto e Sebastião Bomfim

Doações

As doações de mudas no viveiro municipal atingiram uma marca histórica neste primeiro trimestre. Compareceram no Parque Natural, muitos cidadãos que já contabilizam mais de 50.000 mudas retiradas.

A engenheira Ana Beatriz Compasi (Diretora do Viveiro Municipal) explica que as árvores contribuem para minimizar a poluição do ar e reduzir as amplitudes térmicas. Captam gás carbônico liberando oxigênio. Proporcionam beleza visual, sombreamento e abrigo para a avifauna. Contribuem assim para diminuir problemas respiratórios e melhorar a qualidade de vida.

Whats árvore

A população que quiser uma muda de árvore na sua casa, poderá solicitar através do Whats árvore. Os plantios ocorrem em calçadas e residências, obedecendo ao cronograma das solicitações realizadas pela população através da mensagem encaminhada ao número 99252-2191 .

"Basta o cidadão encaminhar uma mensagem com seu nome e endereço dizendo "Eu quero uma árvore".

FONTE: SEMA

PLANTIO CRISTAL DA CALAMA

11/Abr/2019 - 18:56

PLANTIO CRISTAL DA CALAMA

logotipo da prefeitura de porto velho