A iniciativa também deve inibir ação de vândalos
Para garantir maior controle e segurança de quem frequenta o Parque das Seringueiras - Dr José Adelino da Silva, também conhecido como Parque Circuito, a Secretaria Municipal de Integração (Semi), através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), sob determinação do prefeito Hildon Chaves, instalou um portão e construiu uma guarita na qual atua vigilância 24h.
Segundo o secretário da Semi, Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira, a iniciativa também inibe a ação de vândalos. "O parque tem recebido total atenção. Através de nossa intervenção foi possível a limpeza, o plantio de árvores, os reparos necessários nas mesas, que haviam sido depredadas, e ainda aquelas deterioradas com a ação do tempo. E agora instalamos esse portão e guarita que vai garantir maior segurança e controle de quem entra e sai", disse ele.
O secretário afirmou ainda que a equipe da subsecretaria de Meio Ambiente em todas as oportunidades procura orientar os frequentadores sobre as regras de uso do local para garantir a preservação e conservação desse importante espaço público da cidade. "Inclusive, através do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental (DPCA) estamos finalizando nos próximos dias uma portaria com todas as regras e orientações sobre o uso do local e que será amplamente divulgada à população", declarou.
Ainda de acordo com ele, regras sobre prazo mínimo para solicitar o local para eventos; as condições em que deve ser devolvido após o evento; os devidos cuidados e as áreas e atividades permitidas são extremamente necessárias para manter a ordem e a preservação do Parque. "Não é porque é uma área pública e gratuita que não se tem regras a serem seguidas. Pelo contrário, justamente por esse regramento podemos manter esse espaço tão valioso para nós e nossos sucessores ", completou.