CORONAVÍRUS (COVID-19)
Disk CIEVS

MEIO AMBIENTESemi/Sema aderem à plataforma "Guardiões da Amazônia"

30/Jun/2020 - 12:01

A Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio de sua Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), aderiu à Plataforma Guardiões da Amazônia, sistema desenvolvido pela 17ª Brigada de Infantaria e Selva do Exército, em que é possível identificar o local exato do foco de queimada a partir de uma foto enviada pelo denunciante. Os registros também permitem que os órgãos de controle e fiscalização acessem as coordenadas geográficas.

O aplicativo já é usado pela Sedam, Exército Brasileiro, IBAMA, ICMBio, Abin, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia.

O Aplicativo Móvel tem por finalidade principal o envio de denúncias de forma segura e precisa. O usuário, caso queira, pode optar por fazer sua denúncia de forma anônima. O Módulo Web é de uso restrito dos Órgãos de Fiscalização Ambiental.

A plataforma Guardiões da Amazônia é composta das seguintes partes:

Aplicativo Móvel

O Aplicativo móvel tem como finalidade principal envio das denúncias de forma segura e precisa. O usuário pode fazer uma denuncia de forma anônima ou ainda pode optar por se cadastrar, de ambas as formas seus dados não serão expostos, porém caso ele se cadastre pode desfrutar da parte de gamificação do aplicativo. Receber Medalhas Virtuais e ter uma posição no ranking geral ou do seu estado.

Quando falamos em precisão da denúncia, significa que junto com a fotos e a observação, também é enviada a localização geográfica do local da denúncia, o que facilita muito a vida dos órgãos que receberão estas denúncias.

Através do aplicativo também é possível visualizar as informações de Focos de Calor geradas por satélites. Este é um recurso que pode ser muito útil para órgãos como bombeiros.

Módulo Web

A plataforma web é de uso restrito dos órgãos parceiros. Nela os mais diversos órgãos podem ter acesso aos conteúdos como as denúncias feitas pelos usuários, além dos os focos de calor recebidos via satélite a ainda pode visualizar os alertas de desmatamentos do DETER (INPE), também estão disponíveis várias tipos de relatórios e gráficos.

Apresentação do Projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=m8_KQLeR8ZI

Download do Aplicativo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mil.eb.guardioesdaamazonia

Manual do Aplicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=-Of01g6X_ak
(fonte:17BIS)

logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho