Distrito Extrema
Acampamento Verde foi realizado no período de 23/07 a 01/08 nos distritos de Extrema, Nova California e Vista Alegre do Abunã, o qual levou vários serviços sociais e socioambientais aos munícipes desses distritos.
Na área da Saúde: Testes rápidos (Glicemia/HIV/ Sífilis/Hepatite B e C), swab para a detecção de Covid-19 e Tipagem Sanguínea, totalizando um total de 463 atendimentos. Estes testes foram realizados por docente e acadêmico da faculdade UNESC/UNAMA e profissionais da SEMUSA local. Ainda pela SEMUSA, os técnicos de vigilância e saúde fizeram alguns testes de malária e orientação sobre prevenção do mosquito, além de apresentar os equipamentos utilizados na prevenção e combate ao mosquito;
Outros serviços:
Emissão de RG: 150 realizado pelo SINE/SEMDESTUR e Tudo Aqui
Orientação para baixar Carteiras de Trabalho Digital - 60, realizado pelo Tudo Aqui
Carteiras de Trabalho Impresso – 45 realizado pelo Tudo Aqui
Passes-livres - 65 realizados por equipe do Tudo Aqui em Extrema.
Totalizando: 783 atendimentos
Distrito de Nova Califórnia:
Na área da Saúde - UNESC/UNAMA: Realizaram Testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C); Glicemia e Tipagem Sanguínea, num total de 277 atendimentos, sendo realizado por acadêmicos e docentes da Faculdade UNESCO/UNAMA.
Na área da Saúde – Técnico da SEMUSA: 65 consulta médicas, 60 procedimentos, 10 swab para a detecção de Covid-19 e 7 atendimentos de preventivo, totalizando 142 atendimentos. Também pela SEMUSA (vigilância e saúde) fizeram alguns testes de malária e orientação sobre prevenção do mosquito, além de apresentar os equipamentos utilizados na prevenção e combate ao mosquito.
Outros serviços:
Cadastro novo e atualizações (CadÚnico) – 26, realizado pela SEMASF Local
Emissão e transferência de título de Eleitor – 85, realizado por técnicos da administração distrital
Emissão de RG – 68, realizado pelo SINE/SEMDESTUR
Orientações para baixar a carteira de trabalho digital - 20 realizado pelo SINE/SEMDESTUR/SEMA
Totalizando: 618 atendimentos
Distrito de Vista Alegre do Abunã
Na área da Saúde: Testes rápidos sorológico 61 (sessenta e uma) coletas, preventivo (PCCU) 19 (dezenove) coletas Teste rápido covid – 19, 39 (trinta e nove) coletas, Tipágem Sanguínea e glicemia 187 (cento e oitenta e sete) coletas, aplicação de vacina, 54 (cinquenta e quatro), totalizando um total de 344 (trezentos e quarenta e quatro) atendimentos, sendo realizado por acadêmicos e docente da Faculdade UNESCO/UNAMA e profissionais da SEMUSA;
Outros serviços:
Emissão de RG: 57 (cinquenta e sete) e 03 (três) entrada no seguro desemprego, realizado pelo SINE/SEMDESTUR;
Orientações para baixar a carteira de trabalho digital - 85 (oitenta e cinco) realizado por técnicos do SINE/SEMDESTUR e SEMA.
Cadastro novo e atualizações (CadÚnico) – 32, ID jovem - (04), Carteira de idoso (01), Visita domiciliar (01), realizado por técnicos da SEMASF – total dos serviços: 38 atendimentos
Emissão e transferência de título de Eleitor 76 (setenta e seis) atendimentos, realizados por técnicos da SEMA e da escola municipal, após serem treinados;
Totalizando: 603 atendimentos
Somado todos os atendimentos nos distritos, foram realizados 2004 atendimentos nos procedimentos acima. Porém, houve outros atendimentos na busca ativa e vários outros porta a porta que levou informações aos moradores conforme abaixo:
Busca ativa que foram realizados nos três distritos, tendo uma equipe formada por técnicos da SEMA,SEDAM, SEMAGRIC, EMATER e coordenada pelo Corpo de Bombeiro. Essa equipe visitou vários agricultores, levando informações sobre educação ambiental, alternativas ao uso do fogo, projetos ambientais entre outras informações pertinentes à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. Também foi realizado um chamamento no primeiro dia da ação onde várias equipes percorreram a cidade orientando a população, bem como divulgando a ação que seria desenvolvida, sendo muito bem recepcionado pelos moradores. No distrito de Nova Califórnia foi também realizado um chamamento no primeiro dia da ação, ou seja, visita porta a porta, onde várias equipes percorreram a cidade orientando a população, bem como divulgando a ação que seria desenvolvida, sendo muito bem recepcionado pelos moradores.
A equipe foi sensacional, realizou vários planejamento, levando em consideração as especificidades locais, aprimorando-os quando necessário, parabéns a equipe da Prefeitura de Porto Velho, em especial a SEMA, frisa a Diretora do departamento de politicas públicas e mudanças climáticas- DGPA Fernanda de Souza Haise.
Segundo o Secretário Alexandro Miranda Pincer, essa ação sensibilizou os moradores sobre as consequências das queimadas, buscou orientar formas mais sustentáveis de produção e reaproveitamento de resíduos sólidos, visando com isso diminuir gradativamente os números de focos de incêndios da região.
Participaram da ação: órgãos municipais - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SINE/SEMDESTUR), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRIC), Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Participa também secretaria de estado como: Secretaria de Estado da Agricultura - SEAGRI, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - SEDAM, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - EMATER e Corpo de Bombeiros Militar, ELETROBRÁS/ELETRONORTE e Faculdade UNESC/UNAMA.