Sinalização compreende a avenida Lauro Sodré e o Espaço Alternativo
Entrando na fase de finalização, o município de Porto Velho segue com a instalação de placas sinalizando a proibição do descarte irregular de lixo no entorno do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Os trabalhos ocorrem na avenida Lauro Sodré e na pista de caminhada do Espaço Alternativo. O objetivo é conscientizar a população quanto aos riscos de atrair aves para a área de tráfego aéreo.
São aproximadamente 20 placas de identificação com mensagens referentes a preservação e também sobre a legislação, reforçando que o descarte irregular de lixo é crime, gera multas e pena de reclusão, conforme o artigo 277, da Lei Municipal n°138/01, e o artigo 54, da Lei Federal nº 9605/98.
“A ideia é que se evite, em conjunto com a Semusb e a própria Infraero, essa prática. Havia a incidencia de muitas aves ali, em função do lixo que as pessoas estavam descartando de maneia irregular. Instalar as placas é primeiro passo do trabalho de educação ambiental” explicou o secretário Alexandro Pincer.
Todo lixo e descarte irregular no raio de 12 quilômetros da pista do aeroporto é monitorado pela Sema, que aciona as equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) quando necessário. A população pode colaborar denunciando pelos telefones: 0800-6471320 e (69) 98423-4092.
Finalizado o serviço, a secretaria seguirá com o trabalho de rotina, recuperando a sinalização já existente em outros pontos, como as Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Texto: Renata Beccária e SEMA
Foto: SEMA
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)