A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA participou nesta quinta-feira (11) do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, foram discutidos temas relevantes para avançar na proteção ambiental como Governança Climática, Combate ao Desmatamento e Queimadas, e Pagamento por Serviços Ambientais.
Durante o evento foi aberto um espaço para construção coletiva de políticas públicas ambientais onde a SEMA de Porto Velho pode contribuir significativamente através da Engenheira Adirleide Dias. Além da SEMA, e em conjunto com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Alto Alegre dos Parecis, Fábio Porto, a equipe técnica representou a ANAMMA Rondônia que é presidida pelo Secretário Fábio.
O evento também contou com representantes da sociedade civil, secretarias estaduais, setores agrícolas, comunidades extrativistas e indígenas. Para Adirleide a discussão sobre as emissões de gases do efeito estufa ainda são primordiais haja vista que nos últimos anos a Terra aqueceu 1,1ºC em relação a períodos anteriores.
“Muitas pessoas pensam que as mudanças climáticas significam principalmente temperaturas mais altas, mas o aumento dessas temperaturas é apenas o começo de um grande problema ambiental que deve ser discutido.”, disse Adirleide.
Os representantes da ANAMMA Rondônia, além da participação efetiva no Fórum, consolidaram suas participações nas câmaras temáticas e no conselho gestor.
Segundo o presidente Fábio Porto a participação da ANAMMA Rondônia é uma forma de garantir que a política estadual de mudanças climáticas leve em consideração às especificidades locais, povos e comunidades tradicionais que estão nesses territórios. “Nosso objetivo é que os municípios, que são a ponta, participem das discussões e possam contribuir e ser beneficiados com os resultados das tratativas que vão ocorrer nos próximos anos para recuperação do clima mundial.”, finalizou Porto.
O que é Aquecimento Global?
É o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).
O que é Efeito Estufa?
Corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, essa camada composta principalmente por gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor d'água, é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.
Quais as principais consequências do aquecimento global?
São várias as consequências do aquecimento global e algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta. Os cientistas já observam que o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas.
Há previsão de uma frequência maior de eventos extremos climáticos (tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis) com graves consequências para populações humanas e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas.