FORMATURA
Projeto Guardiões do Meio Ambiente alcança cerca de 6.500 estudantes ao longo do ano

30/Nov/2023 - 11:28

Aproximadamente 350 adolescentes participaram de formatura

Turmas iniciaram em março deste ano e agora tiveram a formaturaCerca de 350 alunos de cinco escolas de Porto Velho participaram, na tarde da última quarta-feira (29), da solenidade de formatura do projeto Guardiões do Meio Ambiente, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). A cerimônia aconteceu no Teatro Estadual Palácio das Artes.

O projeto com as turmas formandas iniciou em março deste ano e foi desenvolvido através de etapas, que incluíram a realização de palestras educativas com diversos temas relacionados a sustentabilidade e preservação, jogos interativos, visitas técnicas aos parques do município e oficinas de compostagem, sabão em barra e líquido, hortas em pote com materiais recicláveis e outras. Ao longo do ano o alcance da atividade foi de cerca de 6.500 alunos.

Cinco estudantes ganharam também um tablet pelo bom desempenho“É um projeto importantíssimo para toda a comunidade, para a Prefeitura de Porto Velho e para os alunos. A Sema fica muito grata em poder contar e perceber que muitos alunos, muitos jovens adolescentes, compram essa ideia e têm essa preocupação sustentável com o meio ambiente. É nessa hora que a gente precisa. Trabalhar com esse público é importante pois é o nosso futuro e o futuro da nossa cidade. Nós estamos investindo em educação diretamente na fonte, nos jovens que tomam conhecimento da importância da questão sustentável para o meio ambiente, levam para suas casas e, com o tempo, consegue realmente trazer isso para o dia a dia”, explicou o secretário-adjunto da Sema, Victor de Oliveira Souza, que participou da solenidade.

Os alunos de cada escola participante receberam certificados de participação e as escolas uma placa. A diretora da Escola Estadual Nossa Senhora do Amparo reconheceu os benefícios do projeto e garantiu manter a atividade no próximo ano letivo. “É um projeto que visa levar o aluno a se conscientizar mais sobre o meio ambiente de forma prática, saindo do muro da escola. Eles fizeram várias aulas práticas, aulas teóricas, se engajaram bem e agora eles vão se formar cidadãos mais conscientes com o meio ambiente. A nossa intenção aqui é continuar com esse projeto, que é muito viável e a nossa escola está de portas abertas para que continue”, garantiu Vanessa Lopes, diretora.

Cinco estudantes foram premiados com tablets e troféus pelo bom desempenho na arrecadação de óleo usado, que será repassado a WR Ambiental, empresa que recolhe para reaproveitamento, e tampinhas de garrafas pet, que serão doadas a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC). A Amanda Magalhães, da Escola Novo Tempo, foi uma delas. “Eu comecei a juntar e juntar, ia atrás, pedia para os vizinhos o óleo usado e eu aprendi que precisamos cuidar mais do meio ambiente, não poluir. Eu to feliz com essa vitória”, comemorou a estudante.

Texto: Renata Beccária
Foto: Ana Flávia Venâncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI