Semi e Sema certificam parceiros de 2019 e apresentam o "Projeto Guardião" para 2020

10/Dez/2019 - 16:54

A Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), reuniu nesta terça-feira, 10/12, no Parque Natural Municipal de Porto Velho – Raimundo Paraguassu, servidores e representantes de instituições parceiras que, durante todo o ano, contribuiram diretamente para o desenvolvimento das atividades programadas pela Sema.

"Atividades, por exemplo, como o Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído,Semana da Água, Semana de Meio Ambiente, Aplicação do Projeto Escolas + Sustentável, A Hora do Planeta, Campanha de Combate às Queimadas,além de projetos de pesquisa e monitoramento foram realizados com sucesso graças a essas parcerias e que pretendemos ampliá-las ainda mais em 2020", destacou Álvaro Mendonça, secretário da Semi.

Ele acrescentou que o município, sua população e o Meio Ambiente só tem a ganhar com essa união de esforços. "Nosso prefeito, Hildon Chaves, sempre recomenda que integremos nossas ações, sejam com outras secretarias e com a sociedade como um todo. O apoio de cada um transforma a vida de milhares de moradores de nossa capital", completou.

Para o subsecretário da Sema, Alexandro Miranda, o pertencimento deve ser inserido com maior amplitude em todas as ações tanto da Sema/Semi como nas ações ambientais das instituições envolvidas. "Que trabalhemos numa sintonia que se estimule na sociedade portovelhense a sensação de pertencer a este lugar e afirmar os compromissos de preservação e conservação ambiental de nosso município", enfatizou Miranda.

Atividades em 2019

Durante o evento, a diretora do Departamento de Gestão e Proteção Ambiental, Lucinara Camargo, apresentou todas as atividades realizadas em 2019 e destacou que foi possível atender mais de 40 mil pessoas de forma direta com as ações realizadas. "Quero agradecer o empenho da equipe e mesmo felizes com o grande número de atendimentos, quero salientar que ainda é um enorme desafio quando relacionamos o quantitativo populacional, ou seja, ainda é necessário pensar numa metodologia capaz de alcançar mais pessoas", disse ela.

Projeto Guardião

Ao final da certificação aos parceiros, a técnica do DGPA, Adirleide Dias dos Santos apresentou uma proposta de atuação através do Projeto Guardião que será lançado no próximo ano. "E contamos mais uma vez com a parceria de todos vocês, pois esse projeto tem cunho educacional e percorre todos os setores do DGPA (educação + projetos pontuais + pesquisa) e envolve alunos dos Desbravadores e Escoteiros Mirins que serão inseridos em todas as ações da Sema ao longo do ano. Convido a todos a conhecerem melhor essa ação junto ao DGPA", finalizou.

logotipo da prefeitura de porto velho