Disk CIEVS

MEIO AMBIENTE Porto velho se faz presente no XVIII Encontro Nacional dos secretários de Meio Ambiente– CB27

06/Fev/2020 - 09:49

O evento é preparação à CP-15 de Biodiversidade, prevista para outubro

O município de Porto Velho, representado pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente, e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro Miranda, participou do XVIII Encontro Nacional de secretários de Meio Ambiente – CB27 durante os dias 04 e 06 de Fevereiro. O objetivo do evento foi estabelecer metas e objetivos para as capitais brasileiras na agenda de biodiversidade para o ano de 2020; Posicionar o Fórum CB27 como um interlocutor entre o governo federal e os governos locais rumo à COP-15 de Biodiversidade, cooperando com o avanço da temática em âmbito técnico e político; Conectar a pauta global com a agenda de biodiversidade nas cidades, identificando oportunidades de cooperação para os governos locais e reunir contribuições das capitais brasileiras para a posição do governo nacional quanto a pontos chaves para o pós-2020 da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB.

A organização do Encontro destacou que o período entre os anos 2011 e 2020 foi eleito pela Organização das Nações Unidas como a Década da Biodiversidade, considerado decisivo para ampliar a conscientização sobre as perdas da biodiversidade e a importância de preservá-la. Os mais recentes relatórios de avaliação global apresentam uma situação alarmante a respeito das ameaças sem precedentes à natureza e perda de biodiversidade e sistemas naturais vitais para a sobrevivência da humanidade.

Ainda de acordo com a CB27, estudos da ONU constatam que o planeta está perdendo espécies a uma taxa 1.000 vezes maior do que em qualquer outro momento da história humana, e recentemente, a comunidade científica advertiu repetidamente sobre a crise na biodiversidade e a emergência climática. “Tal crise tem impactos significativos em diversas esferas, ocasionando desde alterações de habitats, a perda de serviços ecossistêmicos até a mudança severa das condições climáticas. O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB27 oportuniza centralizar as atividades no tema de arborização, envidando esforços para conectar a agenda global com as ações prioritárias nas capitais brasileiras e Porto Velho tem suas contribuições a oferecer”,relatou.

logotipo da prefeitura de porto velho