imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Prefeitura abre cadastro para castração gratuita de cães e gatos, em Porto Velho

15/Dez/2021 - 16:34

Ação visa combater procriação indesejada e consequentemente abandono

Em Porto Velho, donos de cães e gatos agora podem solicitar a castração gratuita dos seus pets. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza chamamento para castração de seus animais domésticos (cães e gatos) com idade superior a 6 (seis) meses. A ação faz parte do Programa Bem-Estar Animal e a portaria nº 198, de 11 de junho, estabelece os critérios para esse procedimento. Inicialmente as cirurgias serão realizadas em um hospital veterinário contratado para a castração e microchipagem. O objetivo é fazer o controle populacional de animais na cidade.

“A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. É preciso entender que muitos bichinhos não conseguem um lar e acabam nas ruas da nossa cidade procriando descontroladamente, se tornando portadores de doenças graves, causando acidentes ou sendo atropelados. Queremos que a população saiba que isso não é uma mutilação mas uma ação preventiva”, disse o secretário da SEMA, Alexandro Miranda Pincer.

Secretário Alexandro Miranda alerta sobre a importância da castraçãoVantagens

O médico veterinário da SEMA Bruno Sadeck destaca que dentre as vantagens da castração estão a diminuição do risco de câncer de mama; redução da frustração sexual diminuindo o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves e nos machos reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

“E o animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes”, observou.

Cadastro
O cadastro será feito exclusivamente na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua Brasília, nº 2512, bairro São Cristóvão, no horário das 08 h as 14 h na Gerência de Bem Estar Animal. Serão disponibilizadas 30 guias de encaminhamento diariamentente.

No momento do cadastro, é preciso apresentar cópias do documento pessoal (RG e CPF), de um comprovante de residência ou declaração de residência atualizado, além do atestado de hipossuficiência [Número de inscrição social (NIS) ou Cadastro único (CAD único)]. É importante ressaltar que será disponibilizada apenas uma guia para um animal por cadastro.

Com toda documentação estando de acordo e no nome do munícipe, o mesmo já recebe a ficha de castração do animal.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho