Assistência técnica será ofertada a representantes de pastas municipais
Na próxima sexta-feira (22), às 9h, acontece na Prefeitura de Porto Velho a sessão inaugural do Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das Edificações Sustentáveis para municípios da região amazônica no Brasil. O evento é promovido pela Corporação Financeira Internacional (IFC), do Grupo Banco Mundial. A atividade é destinada a servidores municipais e ao setor privado.
O programa tem como objetivo criar e fortalecer as capacidades dos funcionários municipais no Brasil para definir e implementar incentivos para as edificações que adotem uma certificação ambiental sustentável, como instrumento voluntário para reduzir os consumos de energia, água potável e energia embutida em materiais.
Ao ter conhecimento sobre a assessoria técnica que a IFC tem desenvolvido na região da América Latina, a Secretaria-Geral de Governo (SGG) manifestou o interesse em beneficiar a administração municipal com a assistência técnica e com a formação de uma equipe de trabalho para recebê-la.
A equipe é composta por representantes da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), entre outras pastas municipais.
O evento será divido em duas sessões, das 9h às 11h15 e das 14h às 15h. A consultora Liliani Souza, da IFC Brasil, Grupo Banco Mundial, será a facilitadora. Na programação estão discussões sobre a Perspectiva do Setor Privado nas Construções Sustentáveis no Brasil / Avanços da Construção Sustentável na região, Avanços na regulamentação e promoção das edificações sustentáveis na Região da América Latina e Caribe, Programa de promoção às Construções Sustentáveis através de incentivos municipais, entre outros assuntos.
Haverá, ainda, a presença do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da coordenadora do referido programa para América Latina e Caribe, Silvia Solano.
Texto: Renata Beccária
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)