EVENTO
Prefeitura promove adoção de cães e gatos e outros serviços durante ação social na zona Sul de Porto Velho

06/Nov/2023 - 11:08

Serviços essenciais foram oferecidos gratuitamente no local, entre atendimentos da área da saúde, educação, esporte e lazer, cidadania e cultura

Ação foi realizada na Escola Jorge Vicente SalazarA Prefeitura de Porto Velho, representada por diversas secretarias municipais, participou, no último sábado (4), do evento ‘Coração em Ação', realizado pela primeira-dama e deputada estadual, Ieda Chaves. O evento aconteceu na Escola Jorge Vicente Salazar dos Santos, localizada na rua Jerônimo Santana, no bairro Cohab.

Serviços essenciais foram oferecidos gratuitamente no local, entre atendimentos da área da saúde, educação, esporte e lazer, cidadania e cultura. Como por exemplo a emissão de Registro Geral (RG), feita pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através de um convênio com o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC). A Secretaria também levou aos trabalhadores vários serviços e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e cadastro de currículos.

De acordo com a deputada estadual Ieda Chaves, mais de 300 voluntários participaram da ação, que iniciou às 8h da manhã e terminou às 17h. “Se Deus quiser será o primeiro de muitos, eu fico muito feliz que a população está chegando, a gente está fazendo tudo muito organizado com muito carinho e amor, quero agradecer os mais de 300 voluntários que estão trabalhando hoje nesta ação com vários serviços gratuitos. Agradeço a Prefeitura de Porto Velho e todas as secretarias que estão dando apoio total, fizemos o projeto piloto aqui na zona Sul e vamos estender para outras regiões da cidade. Eu fico muito feliz com essas ações porque vejo as pessoas que estão aqui vem oferecer serviços voluntários para quem está realmente precisando, podemos ver nos olhos da população a alegria de levarmos esse atendimento a eles”, destacou.

Raimunda Cordeiro recebeu atendimento oftalmológicoRaimunda Cordeiro, moradora da região, foi uma das participantes que foi até o local em busca de atendimento médico. Ela comemorou a rapidez com que conseguiu o serviço. “O atendimento com oftalmologista foi muito bom, porque facilitou muito para mim, eu estava precisando fazer o exame de vista, a gente vai em busca de atendimento e tem que agendar, né? Hoje foi tudo rápido, estão de parabéns”.

OUTROS SERVIÇOS

Um dos serviços realizados durante o evento, foi a 7ª feira de adoção de animais, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Cães e gatos de pequeno, médio e grande porte, estiveram disponíveis sob tutela das ONGs cadastradas na Sema.

“Hoje estamos aqui com a 7ª feira de adoção feita pela Prefeitura, por meio da Sema. Essa é a 3ª do ano, para que não só a população possa ser agraciada, mas também possamos proteger nossos animais com adoção responsável. Os requisitos para fazer o cadastro para levar o cão ou gato, primeiramente, tem que ser o amor pelo animal, depois preencher a ficha de caracterização, e levar seu animal castrado e sadio, para que você possa cuidar com muito carinho. Nossa meta é entregar 150 animais na feira de adoção de hoje, comenta o titular da Sema, Robson Damasceno.

Cães e gatos estavam disponíveis para adoçãoAlém da adoção de animais, os munícipes participaram de diversas atividades organizadas nas tendas, entre serviços da área da saúde realizados através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), como aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos, tipagem sanguínea, planejamento familiar, medição de colesterol, consultas oftalmológicas, atendimento médico com clínico geral, vacinação, escovação e distribuição de kits de higiene dental, massagem relaxante, palestras sobre temas como a prevenção do câncer de mama, câncer do colo do útero e próstata, gravidez na adolescência e de prevenção do uso abusivo de álcool e drogas.

“A Semusa está trazendo o Departamento de Atenção Básica, com serviços de vacina, orientação à saúde da mulher, já que passamos agora pelo Outubro Rosa, mas também trouxemos orientação sobre a saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul. A nossa expectativa é muito grande, que a gente consiga alcançar muito essa população tão necessitada desse serviços de saúde” afirmou Fabíola Barros, diretora do Departamento de Atenção Básica da Semusa.

Também foram oferecidos serviços de saúde, lazer e cidadaniaA Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) realizou o projeto ‘Rua de Lazer’, com brincadeiras e jogos para as crianças, além de acompanhamento profissional nas atividades físicas. O secretário adjunto da Semes, Edilson Pacheco, falou sobre a ação. “A Prefeitura de Porto Velho, através do Esporte e Lazer, não poderia ficar de fora. Estamos aqui com o projeto Rua de Lazer, desenvolvendo atividades para crianças, jovens, adolescentes e pessoas de todas as idades”.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) também esteve no evento com a participação dos agentes de trânsito, que levaram campanhas educativas sobre legislação e segurança no trânsito. O agente de trânsito Eduardo Ardaia, enfatizou a intensificação da Semtran com as campanhas educativas no evento. “Nosso principal foco são as palestras sobre segurança no trânsito com as nossas crianças, porque são nossos futuros motoristas e condutores, para que eles possam aprender sobre segurança no trânsito. Hoje estamos ensinando a forma segura de fazer a travessia na faixa de pedestre, o uso correto de capacete tanto na motocicleta quanto na bike, o uso do cinto de segurança e várias orientações necessárias para um trânsito mais seguro”, explicou.

Devanildo Santana, subsecretário-geral de Governo, representou o prefeito Hildon Chaves no evento, e reforçou a importância do apoio da Prefeitura em ações sociais. “Essa é uma ação solidária da nossa primeira dama e deputada Ieda Chaves. O prefeito Hildon Chaves entendeu a necessidade de nós ampliarmos a participação das secretarias, levando serviços para a comunidade. Neste contexto, parceiros e amigos de outras entidades privadas e públicas, estão todos reunidos aqui para garantir o bem-estar e levar dignidade para nossa população”.

Texto: Rando Silva
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

EVENTO - Prefeitura promove adoção de cães e gatos e outros serviços durante ação social na zona Sul de Porto Velho

06/Nov/2023 - 11:11


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI